Mobile First: entenda o que é e qual a sua importância

Mobile First: entenda o que é e qual a sua importância

Texto produzido originalmente para o blog da A&P Publicidade.

Você já ouviu falar em mobile first? Hoje quero falar um pouco sobre esse conceito que vem ganhando cada mais vez destaque e importância nas estratégias de marketing digital.

Estar na internet já é parte da nossa rotina diária e, com o ritmo acelerado, cada vez mais os smartphones estão presentes nas tarefas do nosso cotidiano. Os dispositivos móveis garantem a praticidade de estar conectado em qualquer lugar, ajudando a realizar as tarefas que antes só eram possíveis com o uso de um computador.

Porém, para que a nossa experiência online seja boa é preciso que a navegação seja pensada para este tipo de dispositivo, certo? Para se ter uma ideia, o Brasil possui 229,2 milhões de celulares e esse dispositivo é a forma mais utilizada para acessar a internet, ultrapassando inclusive o computador.

Então, se as pessoas estão utilizando os celulares para acessar a internet, não seria correto pensarmos primeiro em criar um site mobile e depois ajustá-lo para o computador? É aí que entra o conceito do “mobile first”, que foi criado por Luke Wroblewski (Diretor de Produto do Google) no livro Mobile First (2011).

O que é o mobile first?

O conceito do mobile first se baseia-se em desenvolver um projeto web pensando antes nos dispositivos móveis para, depois, fazer as adaptações necessárias para que a funcionalidade se adeque ao desktop e a outras plataformas.

Esse conceito é totalmente diferente do que a grande maioria dos desenvolvedores fazem.

Atualmente, a grande maioria das empresas que trabalham com desenvolvimento de sites pensam primeiro no desktop para então depois adaptar os sites para o mobile.

Focado numa arquitetura e desenvolvimento que prioriza as menores telas e favorece a experiência do usuário quanto à performance, usabilidade das páginas e melhor acesso aos conteúdos, o mobile first cumpre com maestria o que o seu termo propõe: pensar nos dispositivos móveis primeiro.

Importância e vantagens de utilizar o mobile first

Como você pôde perceber até aqui, o investimento no mobile first é essencial para qualquer empresa ou pessoa que busca se destacar no mundo online. Além de toda a importância que listei até agora, o desenvolvimento priorizando o mobile pode proporcionar alguns benefícios para o site da sua empresa. Confira:

Google Mobile First Index

Um ano atrás, em março de 2018, o Google anunciou o “Mobile First Index”, mudanças de indexação de buscas focadas em dispositivos móveis.

Mas o que isso significa e por que isso importa? O próprio blog do Google Webmasters te responde:

“Embora nossa indexação de pesquisa vá continuar a ser um único índice de sites e aplicativos, nossos algoritmos irão eventualmente utilizar primeiramente a versão de conteúdo móvel de um site para rankear páginas desse site, para entender dados estruturados e para mostrar trechos dessas páginas em nossos resultados. ”

Essa gigante mudança trouxe preocupação para quem estava por fora, e uma enorme oportunidade para quem já estava preparado.

Se você não está preparado para a indexação focada em mobile, fique esperto: o seu SEOpode estar sendo totalmente prejudicado, derrubando o seu site inúmeras posições nos resultados de buscas orgânicas.

Porém, não fique assustado, isso não significa que o Google está focando nos dispositivos mobile e abandonando o desktop. A ideia não é te prejudicar, mas sim ajudar os usuários a melhorarem a experiência online e apresentar os melhores resultados e opções independente do dispositivo que é utilizado.

Experiência do usuário

Ter um site a partir do mobile garante que os conteúdos disponibilizados na tela do celular sejam otimizados, sem informações irrelevantes que só atrapalham a navegabilidade e experiência do seu cliente.

Tais mudanças ajudam a deixar o seu site mais funcional aumentando a possibilidade do visitante manter-se em seu site e conhecer mais dos seus produtos e serviços.

Carregamento das páginas

Ao focar no mobile first, o seu site exclui informações irrelevantes, tornando as páginas mais leves e carregadas de forma funcional.

Isso é importante pois, diferente do desktop, que na maioria das vezes é acessado por uma rede de banda larga, os usuários de dispositivos móveis utilizam a rede de internet móvel que, na maioria das vezes, sofre com a baixa velocidade de carregamento.

Dica rápida

Ficou curioso para saber se o seu site é amigável para uso em dispositivos móveis? Acesse o Mobile-Friendly Test do Google e insira a URL para realizar um teste.

Após o teste, você é direcionado para uma página que explica se o seu site é ou não amigável, fornecendo inclusive dicas de como você pode corrigir os erros e melhorar o desempenho online.

Conclusão

Ao chegar no fim deste post, imagino que você percebeu a importância de possuir um site que se adeque ao mobile first.

Sei que esse trabalho não é fácil, porém, ressalto mais uma vez que se adaptar a essa realidade é a melhor solução para conseguir sucesso no mundo digital e conquistar as novas gerações, que estão sempre em busca de simplicidade e usabilidade.

Leave a Comment

5 × 3 =