Saiba como agendar posts no Facebook e Instagram gratuitamente

Saiba como agendar posts no Facebook e Instagram gratuitamente

Agendar publicações no Facebook não é nenhuma novidade e provavelmente você já sabe como fazer isso, afinal, a própria rede social disponibiliza essa opção há bastante tempo.

A boa notícia é que recentemente foi liberada a opção de agendar posts no Instagram e no IGTV diretamente pela página do Facebook. Quer saber como? Acompanhe abaixo!

Você também pode se interessar: 5 dicas rápidas para aumentar o engajamento da sua empresa nas redes sociais

O agendamento de postagens é uma excelente alternativa para manter as suas redes sociais atualizadas em “horários nobres”. Até pouco tempo atrás, a única forma de fazer esse agendamento automático era utilizando ferramentas que ofereciam esse tipo de recurso (na sua maioria, pagas).

Com a nova funcionalidade de agendamento sem a necessidade de aplicativos ou programas de terceiros, diretamente pelo Estúdio de Criação do Facebook, você tem mais segurança e facilidade no trabalho de publicação. Além disso, consegue analisar o desempenho dos posts. Veja o passo a passo:

Acessando o Estúdio de Criação

Para acessar o “Estúdio de Criação do Facebook” é preciso ter uma página comercial tanto no Facebook como no Instagram. Existem duas formas de acessar essa função: 

  1. na barra superior da página inicial da sua company page (nem todas as empresas estão com essa opção disponível) 
  2. ou acessando este link: https://business.facebook.com/creatorstudio/

Agendando os posts no Facebook

Fazer agendamentos de um post no Facebook é simples e fácil. Clique em “Publicar Algo”, escreva o texto e adicione a imagem, vídeo ou qualquer um dos formatos disponíveis e role a pop-up até o final. Clique na seta ao lado do botão “Publicar” e, então, em “Agendar”. Escolha a data e horário e clique em “Programar”.

Feito isso, sua publicação será agendada na data escolhida. Caso queira conferir, editar ou até mesmo excluir posts agendados, clique em “Biblioteca de Conteúdo” no meu lateral esquerdo, e, então, clique na aba “Programadas”, conforme imagem abaixo.

Agendando publicações no Instagram 

Antes de começar a explicação é necessário lembrar que essa funcionalidade é válida apenas para contas comerciais no Instagram. Se a sua conta já é comercial, basta acessar o Estúdio de Criação e fazer o login com a sua conta.

Adicionando o Instagram da sua empresa no Estúdio de Criação

Na barra superior, clique no logo do Instagram. Em seguida, clique em “Contas do Instagram” e então em “Adicionar conta do Instagram”.

Na pop-up que abrir, insira os dados de acesso para fazer o login.

Criando a publicação

Para escolher onde e como fazer a sua publicação no Instagram, clique em “Criar Publicação”. A seguir, aparecerá duas opções de locais para publicar: Feed do Instagram ou IGTV. Veja a imagem abaixo:

Publicando no Feed do Instagram

Essa etapa é simples: aqui você escreve o seu post/legenda (o limite é de 2200 caracteres, 30 menções e 30 hashtags) e adicione uma imagem ou vídeo de até 60 segundos. Após fazer o upload do arquivo escolhido, clique na seta ao lado de “Publicar” (assim como falamos anteriormente na opção de agendamento no Facebook) e escolha o dia e horário que deseja divulgar seu post.

Publicando no IGTV

Agendar no IGTV exige os mesmos passos feitos no procedimento anterior, porém, essa funcionalidade possui especificações em relação ao formato do vídeo. 

Atualmente (setembro de 2019), os vídeos devem ser feitos em MP4, com tempo mínimo de 60 segundos e máximo de 60 minutos. Caso seja publicado no celular, o tempo máximo permitido é de 15 minutos. Outro fator importante é que o vídeo deve estar em formato horizontal.

Para agendar, siga os mesmos passos descritos anteriormente: clique na seta ao lado do botão “Publicar” e então escolha a data de programação. Para conferir se tudo está correto, acesse o menu lateral “Publicações” e confira tudo o que está programado.

Bônus: Conferindo o desempenho dos posts

Depois de publicado, você pode acompanhar diretamente do Estúdio de Criação o desempenho completo das postagens.

Para isso, clique em “Publicações” no menu lateral esquerdo e escolha o post que deseja acompanhar. Também no menu lateral esquerdo, em “Informações”, é possível acompanhar o desempenho geral da conta. Por exemplo: acompanhar quantas pessoas visitaram seu perfil, clicaram no botão de telefone, alcance da conta, entre outras informações extremamente úteis para sua estratégia de marketing digital.

Conclusão

Espero que esse passo a passo ajude você a utilizar o Instagram e o Facebook de forma mais assertiva e facilite o seu trabalho de atingir os seguidores na hora exata em que eles estejam online nas redes sociais.

Caso queira aprender a melhorar o engajamento no Instagram da sua empresa, recomendo a leitura do Infográfico “Instagram – Como melhorar o engajamento na rede social” que dá dicas simples que podem ajudar a sua empresa a melhorar o desempenho na rede social.

Leave a Comment

19 + 7 =