5 dicas rápidas para aumentar o engajamento da sua empresa nas redes sociais

5 dicas rápidas para aumentar o engajamento da sua empresa nas redes sociais

Engajamento, essa é a palavra-chave para determinar o sucesso da sua empresa nas redes sociais. Quanto maior o engajamento, maior sua audiência e, consequentemente, o tráfego de pessoas para o seu negócio.

É preciso deixar claro que não basta publicar nas redes sociais apenas para estar lá. Existem alguns pontos que você pode trabalhar para melhorar o seu resultado e criar publicações consistentes que realmente agreguem valor a sua marca. Confira quais são esses pontos abaixo.

Divulgue e compartilhe conteúdos relevantes

Lembre-se de publicar conteúdos próprios e que possam agregar algo na vida dos seus clientes, seja por meio de ebooks, tutoriais, promoções, dicas etc.

Uma das melhores formas de ser assertivo quanto a conteúdo para empresas é criando uma persona. As personas são representações do seu cliente, com todas as características e necessidades (para criar a sua gratuitamente, acesse este link).

Assim, você consegue aumentar o seu alcance nas redes sociais, otimizar as conversões para o seu blog e, consequentemente, aumentar o seu tráfego. Você sai ganhando de toda forma!

Gerar conteúdo de qualidade e que realmente interesse para o seu cliente ajuda não só a aumentar o alcance da sua página nas redes sociais, mas a gerar tráfego no site, o que pode levar a um aumento nas suas vendas. De novo, você sai ganhando!

Mantenha a sua empresa ativa nas redes sociais

Se você quer aumentar o alcance da sua empresa nas redes sociais, mantenha a sua página sempre ativa e nunca deixe de publicar.

A dica que eu dou é criar um calendário de conteúdos, dessa forma você se programa com antecedência e tem mais tempo para pensar em publicações realmente relevantes para o seu público.

Acesse a página de insights do Facebook da sua empresa ou até mesmo do Instagram, confira os melhores horários e dias para publicações e divulgue seu conteúdo!

Crie um CTA

Um dos pontos mais importantes nos posts das redes sociais é deixar claro para o seu público o que você espera que ele faça.

A grande maioria das empresas acaba por colocar muitas informações (e, às vezes, nenhuma) em suas publicações, quando, na realidade, é necessário ser direto e claro no que se espera do seu target.

Crie uma call to action nas legendas das suas publicações convidando ele a realizar determinada ação, seja ela baixar um ebook, clicar num link, marcar um amigo ou até mesmo curtir a publicação. Seja claro e direto!.

Converse com o seu público

Fazer com que os seus seguidores respondam às suas publicações nas redes sociais ajuda não só a criar um vínculo entre a marca e o cliente, mas a aumentar o engajamento e, com isso, que a sua publicação seja mostrada organicamente mais vezes.

Chame os seus clientes para conversar, faça jogos, pesquisas, pergunte sobre o que ele acha sobre determinado assunto e faça com que ele se sinta parte da sua empresa.

Escutar o seu cliente pode gerar insights para melhorar, criar ou otimizar novos produtos e serviços. A chave do sucesso é fazer com que o cliente se sinta ouvido, e não que você quer que ele apenas compre o seu produto. Nas redes sociais faça com que a sua empresa seja humana e a utilize para estreitar relações e criar um relacionamento próximo com o seu público-alvo.

Use e abuse das hashtags

Para finalizar, utilize hashtags em seus posts. Essa é uma das melhores formas de fazer com que a sua publicação se destaque nas redes sociais.

As hashtags ajudam o seu potencial cliente a encontrar conteúdos de seu interesse e, se a sua publicação tiver relação com o que ele pesquisou, possivelmente isso vai gerar uma interação entre a sua empresa e ele.

Use e abuse das hashtags, mas lembre-se sempre de utilizar apenas as que tiverem relação com o seu negócio ou assunto da publicação. Dessa forma você atrai usuários que realmente têm interesse em seu conteúdo.

Conclusão

O trabalho nas redes sociais é como um relacionamento: é necessário dedicação, planejamento, saber analisar o que está dando certo e o que não está.

Agora que você já sabe por onde começar e o que fazer para aumentar o engajamento do seu público nas redes sociais, aprenda como aumentar o engajamento da sua empresa especificamente no Instagram. Clique aqui e acesse o infográfico sobre o tema que produzi originalmente para a A&P Publicidade.

Texto produzido originalmente para o blog da A&P Publicidade.

Leave a Comment

dezoito + seis =