5 funcionalidades pouco conhecidas do LinkedIn

5 funcionalidades pouco conhecidas do LinkedIn

Não é incomum encontrar pessoas que pouco conhecem o poder do LinkedIn. Para muitos, essa grande rede social serve apenas para encontrar um novo emprego.

A realidade é que o LinkedIn é uma tremenda ferramenta de marketing e um dos melhores canais da atualidade para melhorar as suas vendas. Pensando nisso, selecionei 5 ferramentas pouco conhecidas e que podem ajudar você a dar upgrade no seu perfil profissional e também na página da sua empresa no LinkedIn. Confira a seguir.

Social Selling Index (SSI)

A primeira funcionalidade da lista é o Social Selling Index, ou Painel de Vendas Sociais. o SSI nada mais é do que um indicador social desenvolvido pelo LinkedIn que calcula a sua eficácia em estabelecer sua marca profissional na rede social (no caso, o seu perfil).

A ferramenta analisa 4 elementos fundamentais para estabelecer a força do seu perfil.

Estabeleça a sua marca profissional

Publicar conteúdos úteis para pessoas do seu setor e completar o seus dados profissionais na ferramenta ajudam você a se tornar um líder inovador na rede social.

Localize pessoas certas

Encontrar os contatos certos utilizando as ferramentas de pesquisa do LinkedIn auxiliam a melhorar o seu networking.

Interaja oferecendo insights

O LinkedIn valoriza que os seus usuários iniciem debates e fortaleçam os relacionamentos com os contatos da rede.

Cultive relacionamentos

Cultivar relacionamento de confiança com decisores e recrutadores é o último dos 4 fatores de força do perfil.

Vale ressaltar que essa análise é 100% gratuita e atualizada semanalmente. Dê uma olhadinha em como o seu perfil está, e compare com os contatos da sua rede e àrea (sim, ele também apresenta essa informação). Muito legal, não é mesmo?.

Associar sua página empresarial a hashtags

Se você possuí uma página empresarial no LinkedIn, pode usar hashtags para se envolver com usuários da rede social e, com isso, criar conhecimento da marca fora da sua comunidade de seguidores.

Para associar uma hashtag a sua página siga esses passos:

  • Acesse a página da sua empresa
  • No menu lateral direito, clique em “comunidades”
  • Na pop-up, clique em hashtag e então “adicionar hashtag”

Você pode adicionar até 3 hashtags para fazer a associação da sua página. Desta forma você pode gostar, comentar e recompartilhar publicações desses feeds com hashtags.

LinkedIn Pulse

O LinkedIn Pulse é uma ferramenta que pode impulsionar e muito o marketing digital da sua empresa dentro do LinkedIn. Essa funcionalidade permite que você publique seus próprios artigos e compartilhe com os seus contatos da rede social.

Com essa ferramenta o usuário consegue demonstrar o seu conhecimento profissional em determinado assunto, levar insights importantes para outras pessoas e gerar engajamento e interação com a rede de contatos.

Essa funcionalidade está disponível tanto para usuários como para empresas. Para utilizar a ferramenta é fácil: acesse a página inicial e, logo abaixo de “Comece uma publicação”, está o botão “Escreva um artigo”.

Eu mesmo utilizo muito essa função. Caso queira conferir exemplos de textos, acesse o meu perfil pessoal clicando aqui (é necessário estar logado no LinkedIn para visualizar). Esse vai ser um ponto-chave para estabelecer a sua autoridade na sua área.

Código QR

Com essa funcionalidade nativa do aplicativo do LinkedIn você pode utilizar o seu perfil nessa rede como uma espécie de cartão de contato virtual.

Para acessar o código QR do perfil, acesse ícone ao lado do campo de pesquisa na página inicial do aplicativo mobile.

Essa é uma excelente forma de economizar tempo e que pode (e muito) ajudar você em reuniões, feiras e eventos na hora de divulgar o seu perfil no LinkedIn.

URL personalizada

Pra finalizar a nossa lista, separei uma função que sinceramente imaginava que mais pessoas conheciam, porém, verificando por cima a minha lista de contatos, consegui observar que aparentemente poucas pessoas conhecem.

É possível otimizar a sua URL no LinkedIn, tornando mais fácil a divulgação e memorização da mesma. Por exemplo, por padrão, ao se cadastrar no LinkedIn a minha URL era algo parecido com: ( https://www.linkedin.com/in/marcelo-cezar–a5518a6a/ ) porém, consegui otimizar para um endereço mais fácil de memorizar: ( https://www.linkedin.com/in/marcelocezar/ )

Para personalizar a sua URL, acesse o seu perfil e selecione “Editar perfil público e URL” no canto superior direito da tela, dentro da próxima tela, clique em “altere sua URL personalizada” e então em “salvar”. Essa funcionalidade também está disponível para páginas profissionais.

Conclusão

Desenvolver o seu perfil profissional e também o da sua empresa no LinkedIn é fundamental para aumentar a sua rede de contatos e clientes. Por isso, fique sempre por dentro das funcionalidades da plataforma e mantenha a sua conta sempre atualizada.

Em meu blog você confere dicas não só do LinkedIn, como de outras redes sociais e ferramentas que ajudam a sua empresa a vender mais na internet. Confira!

Texto produzido originalmente para o blog da A&P Publicidade.

Leave a Comment

5 × um =