URL amigável: o que é e por que ela é importante

URL amigável: o que é e por que ela é importante

Hoje quero falar sobre um assunto ao que poucas pessoas dão importância: as URLs do site. Tornar as URLs do seu site amigáveis são importantes não só para seus visitantes, mas, principalmente, para as ferramentas de busca, como o Google.

Mas afinal, o que é uma URL amigável?

Observe os dois links abaixo. Qual deles parece mais amigável para você?

  • marcelocezar.net/url-amigavel
  • marcelocezar.net/ojse22aas.html

Com certeza é a primeira opção, certo? Esse link claro, organizado e limpo é o que chamamos de URL amigável.

Por que ela é importante?

Esse tipo de URL ajuda os mecanismos de busca a compreender melhor do que se trata o assunto da página. Esse, inclusive, é um dos fatores de rankeamento do próprio Google.

Isso acontece pois o Google entende que os sites precisam deixar claro para seus visitantes do que se trata determinada página antes mesmo da pessoa acessar.

Como tornar sua página amigável?

As páginas criadas no WordPress, por padrão, são criadas num modelo “www.seusite.com.br/?p=123”, porém, isso pode ser alterado facilmente.

Basta acessar a área de administração do seu site e, no menu principal, clicar em “Configurações” > “Links Permanentes” > e então você chegará nesta tela:

Existem algumas opções, porém, a mais amigável e curta de todas (e que utilizamos aqui na agência) é a “nome do post”.

Pontos importantes

Ao criar uma URL amigável é preciso observar alguns pontos, veja abaixo:

  • Ao criar a sua URL, lembre-se sempre de usar hífens (-) para separar as palavras, não utilize outros sinais como ponto (.) ou underline (_). Isso porque o Google entende que o hífen utilizado como um espaço é a forma mais adequada de separar as palavras.
  • Outro ponto importante é utilizar apenas letras minúsculas. Dessa forma, a sua URL fica mais limpa e clara; além disso, não utilize caracteres que não são universais, como a cedilha (ç) por exemplo.
  • Utilize a palavra-chave adequada ao assunto que o post/página aborda. Isso ajuda tanto no SEO quanto na experiência do visitante do seu site, já que ele fica sabendo, antes mesmo de clicar, se o seu site aborda ou não o tema que ele está interessado.

Conclusão

Corrigir e manter as URLs amigáveis ajuda você a se posicionar melhor nos buscadores, além de facilitar a experiência do usuário dentro seu site.

Caso queira saber um pouco mais sobre como se posicionar melhor nas buscas online, convido-o a conferir um material completo que preparei com dicas de como melhorar o seu SEO.

Texto produzido originalmente para o blog da A&P Publicidade.

Leave a Comment

5 × três =