Como aparecer na primeira página do Google?

Como aparecer na primeira página do Google?

Texto produzido originalmente para o blog da A&P Publicidade.

Se tem uma pergunta que eu escuto é: “Por que meu site não aparece no Google?“. É comum as pessoas acharem que é fácil aparecer na primeira página do Google, o maior buscador online, e que basta ter um site disponível para começar a aparecer nas buscas.

A realidade é que, diariamente, milhares e milhares de sites estão travando uma dura e interminável batalha em busca do primeiro lugar.

Para fazer com que a sua empresa se destaque diante de tantos outros concorrentes, preparei um verdadeiro guia com todos os pontos que acho importante para que você aumente as suas chances de aparecer na primeira página do Google. Confira abaixo.

SEO

Com toda certeza você já ouviu falar em SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization e que em português significa “Otimização para os Mecanismos de Busca”.

Resumindo, o SEO é um conjunto de características super valorizadas pelo Google e que serve para destacar e selecionar os melhores resultados pesquisados pelos usuários da plataforma.

Aplicar as estratégias de SEO não é fácil e muito menos rápido; é necessário um trabalho contínuo, além de estar sempre por dentro das mudanças de regras de rankeamento do Google.

Os fatores de rankeamento do Google implicam em tornar o site o mais amigável e fácil de usar para os seus visitantes, por isso, são levados em consideração diversos aspectos, como: títulos, descrições, conteúdos, palavras-chave, autoridade de página e outros fatores que vou detalhar a seguir.

Conteúdo de qualidade

Um dos pontos principais avaliados pelo Google é o conteúdo do site. Páginas com materiais de qualidade, que prendem a atenção do usuário e mantém o visitante por um longo tempo são considerados importantes pelo mecanismo.

Se você produz textos que realmente falam sobre o que o seu público está buscando, além de serem autorais e otimizados, tenha certeza de que o seu resultado será muito bom.

Recentemente minha amiga Gabriela Morandini produziu um artigo para o blog da A&P Publicidade explicando um pouco mais sobre a importância dos textos otimizados para a sua estratégia de SEO. Caso tenha interesse, dê uma olhadinha.

Vale frisar que, se o seu cliente acessar o seu site e logo sair, o Google vai entender que a sua página não apresenta o resultado esperado ou não possui uma boa navegabilidade e vai rebaixar o seu site nas buscas online.

Experiência do usuário

Não é só do conteúdo visível da página que é feito o rankeamento, no espetáculo das buscas online o trabalho deve ser bem feito na frente do palco e também no backstage.

Para um site conquistar a atenção dos usuários, é necessário se atentar a dois pontos de extrema importância e que estão ligados a usabilidade do visitante: a velocidade de carregamento e o fato de ser responsivo. Como falei no tópico do SEO, não se atentar a esses fatores pode fazer com que você perca visitas em seu site e, consequentemente, perca posições nas buscas online.

Site responsivo

Não tem mais jeito, o mobile tomou conta de nossas vidas e também da internet. Com essa crescente, o Google já avisou que está priorizando em seus resultados de buscas sites que tenham um layout que se adapte a qualquer tela.

Já falei da importância de focar as estratégias de marketing digital no moblie, porém, caso ainda não tenha visto, dê uma olhadinha assim que terminar a leitura deste texto.

Se quer ganhar posições no Google, seu site precisa acompanhar a crescente do mobile e ser responsivo.

Velocidade de carregamento

Eu não sei você, mas eu particularmente desisto de acessar um site quando ele é lento ou trava demais.

O Google entende que, se o seu site é muito pesado ou faz com que as pessoas percam tempo esperando pelo carregamento, ele não é uma boa resposta a ser dada nas pesquisas online.

Quer saber quanto tempo a sua página demora para ser carregada? Faça um teste com o Think With Google. Se ele for lento já sabe o que deve fazer né? Fale comigo! 😉

Configurações básicas na página

Muitas vezes, por conta da pressa ou até mesmo pela correria do dia a dia, esquecemos de alguns pontos importantes, que podem ser arrumados de forma rápida e fácil, e que fazem muita diferença para o Google. Veja quais são eles:

Título da página

Mas Marcelo, essa foi a primeira coisa que fiz ao criar meu site. Meu site vende bananas e o título da página é “Bananas”.

Meu caro amigo, tendo em vista todas as regras utilizadas pelo Google, não tenha dúvidas: se um título REALMENTE atraente faz toda a diferença para quem busca, imagina para o buscador.

Se você quer realmente ser escolhido diante de tantas opções, é necessário perder um pouco mais de tempo e pensar em algo realmente atraente, um título que tenha a ver com o conteúdo da sua página e que destaque seus produtos em relação aos concorrentes.

Quer um exemplo? Bananas São João – 100% Livres de Agrotóxicos.

Meta description

meta description nada mais é que aquela breve descrição que aparece logo abaixo do título no link do seu site.

Aqui, ressalto o mesmo ponto do tópico anterior: se você quer se destacar, é importante que a descrição da sua página seja atrativa e tenha a ver com o conteúdo veiculado. Ela é a vitrine e principal chamariz de usuários ao seu site.

URL otimizada

Faça com que a sua URL seja objetiva e atraente assim como falei nos tópicos anteriores. Quer um exemplo do que se deve e o que não se deve fazer? Veja abaixo:

Não utilizar:

www.meusite.com.br/16235642.html

Utilizar:

www.meusite.com.br/artigo-exemplo

Utilize a palavra chave e mostre o que a pessoa deve encontrar ao clicar no link, jamais deixe dúvidas de onde o visitante irá ao clicar na url.

Link building

link building nada mais é que a construção de links por base de indicações/apontamentos de outros sites para o seu. Resumindo, quanto mais sites (e aqui eu faço um adendo: sites de qualidade e com boa autoridade) indicarem o seu, melhor será a sua visibilidade e, automaticamente, a sua autoridade em relação a determinado assunto.

Uma boa prática de link building que você pode adotar em sua empresa são os famosos “Guest Posts”. Eles servem para gerar conteúdos e resultados interessantes para ambos os sites envolvidos na ação.

Site map

Fornecer um site map para o Google é como dar um mapa completo para os robôs dessa emrpesa. Dessa forma, você oferece um atalho paa que a ferramenta leia todo o seu conteúdo de forma clara e rápida.

Isso ajudará a otimizar as buscas dentro do seu site além das atualizações que vierem a acontecer. Se não utilizar essa ferramenta, você pode acabar perdendo muitas posições. Separei um conteúdo do próprio Google onde você pode se informar um pouco mais sobre o assunto, confira.

Redes sociais

Rede social não é só pra postar foto do churrasco do fim de semana não. A divulgação e compartilhamento do seu conteúdo nas redes sociais é um dos fatores de rankeamento do Google.

Por isso dou uma dica muito importante: adicione botões de compartilhamento em suas páginas e posts. Isso pode estimular os seus visitantes a compartilharem os seus artigos, aumentando o engajamento do seu público-alvo.

Além disso, invista em uma boa página nas redes sociais. Descubra diante da sua persona, quais são os canais onde o seu público se encontra e trabalhe firme nessas redes sociais. Além de gerar tráfego a seu site, esse trabalho ajuda na credibilidade da sua marca.

Precisa de gerenciamento de redes sociais da seu empresa? Aqui na A&P fazemos isso!

Google Meu Negócio

Que tal colocar o seu negócio no mapa? O Google Meu Negócio te ajuda a divulgar sua empresa nas buscas pelo Google Maps além de destacá-la caso o cliente esteja nas proximidades do seu estabelecimento e busque pelo serviço que você oferta.

Preparei recentemente um conteúdo completo que explica o que é, os benefícios e passo a passo para você pode fazer o cadastro gratuito no Google Meu Negócio. Leia esse material e comece a divulgar a sua empresa para clientes próximos!

Links patrocinados

Se você quer aparecer na primeira página do Google e gerar resultados o mais rápido possível, investir em links patrocinados pode ser uma boa solução.

Com o Google Ads, plataforma que gerencia esses anúncios, você faz a divulgação do seu produto ou serviço de forma paga e aparece na hora exata em que o seu cliente está buscando por aquilo que você oferece.

Como esse é um assunto um pouco mais complexo e requer atenção, gostaria de indicar um livro digital 100% gratuito que preparamos recentemente: o “Mídias pagas que dão resultados“. Esse guia completo vai ensiná-lo a começar a fazer o trabalho de mídias pagas em sua empresa.

Dica bônus

Antes de concluir esse artigo, gostaria de indicar duas ferramentas que podem ajudar você no trabalho de SEO e facilitar a sua vida na hora de revisar as páginas do seu site. Confira abaixo:

UberSuggest

Essa é uma ferramenta que eu gosto muito de usar com meus clientes. Ela é 100% gratuita e ajuda você a ter uma visão ampla do volume de busca de cada palavra-chave.

Fora isso, o site mostra informações sobre o custo por clique da palavra-chave, sugere melhorias, analisa os concorrentes e fornece uma breve análise sobre o seu posicionamento nas buscas online. Fique sempre de olho nessa ferramenta!

SEMrush

O SEMrush é uma ferramenta muito conhecida no meio digital. Com ela você descobre as estratégias publicitárias dos seus principais concorrentes, o que o ajuda a direcionar melhor os seus esforços. Use o Semrush e apareça melhor nas buscas online.

Conclusão

Ufa! Muito trabalho para fazer, certo? Pois bem, quando acabar de fazer todos os itens que descrevi neste artigo, volte novamente para a primeira etapa e comece novamente. O trabalho de SEO é constante e, para que você se destaque no meio de tantas empresas, é preciso arregaçar as mangas e trabalhar firme!

Sendo assim, não espere por resultados da noite para o dia. O trabalho é duro porém a recompensa vale muito a pena: você vai conseguir aparecer na primeira página do Google!

Espero que tenha gostado do artigo e já sabe: se você curtiu as dicas que apresentei, compartilhe nas redes sociais e ajude outras pessoas a conquistarem o seu espaço no meio digital.

Leave a Comment

quatro × 1 =