Aprenda a monitorar concorrentes no Facebook

Aprenda a monitorar concorrentes no Facebook

Texto produzido por Marcelo Cezar para o blog da A&P Web.

Monitorar métricas e resultados da própria empresa nas redes sociais com certeza já faz parte da estratégia da maioria das empresas que divulgam seus produtos ou serviços online, certo?

Porém, um trabalho que poucas empresas fazem é acompanhar de perto o que os seus concorrentes estão fazendo eu uma das maiores redes sociais da internet, ou seja: monitorar concorrentes no Facebook.

Talvez você também se interessar pelo texto: Instagram – Como melhorar o engajamento na rede social

Você sabia que é possível fazer esse monitoramento gratuitamente de forma fácil e rápida? No post de hoje quero mostrar 2 formas de acompanhar o crescimento desses concorrentes no Facebook, além de visualizar como eles estão anunciando os produtos e serviços nessa rede social. Acompanhe abaixo!

Acompanhando o crescimento do concorrente no Facebook

O próprio Facebook disponibiliza uma área onde você pode analisar alguns dados interessantes dos seus concorrentes. Com essas informações, você consegue acompanhar o crescimento da página, número de publicações e até o envolvimento do público nas postagens feitas ao longo da semana.

Para usar o recurso é muito fácil.

1. Acesse a página da sua empresa no Facebook e clique na guia “Informações”

2. Em seguida você deve acessar a opção “Visão geral” que se encontra no menu lateral esquerdo, rolando a página até o final você encontrará a seção “Páginas para Acompanhar”.

3. Na sessão “páginas a acompanhar”, clique em “adicionar páginas”. Uma pop-up irá se abrir com um campo para pesquisa, neste local você pode localizar concorrentes específicas. Selecione a que deseja acompanhar e clique em concluir. Antes mesmo de realizar a busca, por padrão, o Facebook apresentará algumas sugestões de páginas que podem ser interessantes para você acompanhar.

Após esse processo, sempre que acessar essa seção na aba visão geral das informações você conseguirá acompanhar as informações das páginas que selecionou. Muito simples não é mesmo?

Acompanhando os anúncios pagos dos concorrentes

Se você não está contente em acompanhar apenas o crescimento dos seus concorrentes no Facebook, mas também deseja ver como eles se comportam ao fazer anúncios pagos na rede social, vou te ensinar como monitorar essas informações.

Recentemente, após escândalos referentes a privacidade dos usuários, a rede social começou a adotar medidas de transparência dos dados. Uma dessas medidas diz respeito a aos anúncios dentro do Facebook. Com essa ferramenta que vou apresentar, que tem como principal objetivo evitar publicidades fraudulentas, você pode monitorar as ações da concorrência. Veja como é simples.

1. Acesse a página que deseja monitorar e role a tela até encontrar a seção “transparência da página” no canto direito logo abaixo do “sobre”. Em seguida clique em “ver mais”. Abaixo utilizo a página da NBA como exemplo.

2. Na pop-up que abrir, clique em “Ir para a Biblioteca de Anúncios” conforme a imagem abaixo.

3. Ao clicar, uma nova página se abre e você pode acompanhar todos os anúncios ativos da página. É possível também selecionar e filtrar as regiões em que o anúncio está ativo.

Além das informações de anúncios, conforme expliquei acima, utilizando essa ferramenta você consegue acompanhar quando a página foi criada, quantas vezes a página sofreu alteração do nome, onde estão localizado os administradores da página entre outras informações.

Uma dica bacana que dou é utilizar essa ferramenta não só para acompanhar concorrentes, mas também para ver o que grandes marcas estão fazendo e se inspirar para aplicar em sua empresa.

Conclusão

Analisar as métricas da sua empresa nas redes sociais é tão essencial quanto monitorar concorrentes no Facebook. Comece a aplicar hoje mesmo as dicas que dei neste texto e crie uma rotina de acompanhar tudo o que as outras empresas estão fazendo.

Confira também em meu blog pessoal:Conquiste mais clientes em sua loja física com o Google Meu Negócio

Texto produzido por Marcelo Cezar para o blog da A&P Web.

1 Comment

Leave a Comment

17 − três =