Aprenda a gerar leads com pop-ups sem ser chato

Aprenda a gerar leads com pop-ups sem ser chato

Texto produzido originalmente para o blog da A&P Publicidade.

Hoje quero falar de um assunto um tanto polêmico, que agrada uns e desagrada outros: as pop-ups. Todo mundo já passou por algum tipo de estresse com pop-ups que aparecem do nada, atrapalhando a nossa navegação online nos momentos mais importunos.

Por outro lado, se você é um profissional de marketing, ou atua com vendas online, sabe da importância de gerar leads e como essas mesmas pop-ups são uma excelente oportunidade de ofertar seus produtos e serviços, certo?

E se eu te falar que dá pra unir o útil ao agradável, usar as pop-ups de uma forma que, além de melhorar seu desempenho, deixa de ser chato e invasivo? Pois é isso que quero ensinar no post de hoje! Abaixo, apresento algumas observações que você deve fazer ao iniciar este tipo de trabalho, além de exemplos baseados no que faço aqui na A&P Publicidade. Confira!

Cuidados

Antes de mais nada, quero pontuar algumas questões que devem ser consideradas na hora de implantar o uso de pop-ups em seu site. Ficar atento a essas observações é de extrema importância para que a sua empresa não seja “chata” e afaste clientes.

Fique atento ao contexto

Uma das principais vantagens do marketing digital é a possibilidade de personalização. Com as ferramentas atuais, conseguimos monitorar as reações dos usuários durante a visita ao nosso site, por isso, é necessário analisar esses dados e entender melhor o comportamento durante as visitas às páginas.

Essa análise e conhecimento deve ser levado em consideração na hora de desenvolver uma pop-up. Se a sua pop-up não tiver contexto com a página ou com o fluxo que o cliente faz para chegar até ela, menores são as chances de conversão.

É imprescindível observar o que sua pop-up vai oferecer ao visitante. Por exemplo: se a sua loja vende roupas e na aba de moda feminina aparece uma pop-up ofertando uma promoção de roupas masculinas, isso pode ser visto como um problema para a navegabilidade e prejudicar a relação consumidor x empresa.

Analisar a relevância

Planejar uma pop-up e contextualizar ela na página e momento ideal depende muito da sua competência em entender os interesses do público visitante.

Por isso, não adianta querer resultados rápidos e ignorar as informações coletadas nos relatórios de monitoramento do site. É preciso observar o que funciona e o que não funciona, fazer testes, alterações e ficar sempre atento ao comportamento no seu site.

Se uma pop-up não estiver funcionando não adianta insistir, o caminho certo é testar outros conteúdos, modelos e, se for o caso, as páginas que estão sendo divulgadas. Lembre-se: se a pop-up não estiver gerando resultados, ela com certeza está atrapalhando a navegação dos seus clientes.

Tempo

É muito importante ficar atento a quantas vezes a pop-up aparece ou se repete em seu site. Se todas as vezes que o usuário visitar uma nova página ele for recebido pela mesma pop-up, a chance de abandono do site é enorme.

Crie regras para que elas apareceram para determinado cliente no máximo “x” vezes por semana. O tempo exato para repetição da pop-up quem vai dizer são as análises do tópico anterior.

Exemplos de como gerar leads com pop-ups

Com os pontos de atenção esclarecidos, agora é hora de compartilhar algumas boas práticas relacionadas ao uso de pop-ups para captar leads no seu site. Todas as opções que cito abaixo eu uso aqui na A&P Publicidade e consigo bons resultados.

Ofereça materiais em destaque

Se a sua empresa produz ebooks (livros digitais) como fazemos aqui na A&P, essa é uma excelente forma de gerar leads sem ser chato.

Ao invés de apenas solicitar o e-mail do cliente, você pode criar uma pop-up ofertando algum material rico gratuitamente e, em troca, ele te passa os dados de contato. Dessa forma tanto ele quanto você saem ganhando.

pop-up de newsletter
Pop-up criada por Marcelo Cezar para o site da A&P Publicidade

Newsletter

Essa é uma excelente estratégia se a sua empresa trabalha com blog, pois os seus leitores podem ser potenciais leads.

Minha sugestão é inserir esse tipo de pop-up justamente nas páginas do seu blog. Desta forma, você oferece a assinatura da newsletter no momento exato em que ele está demonstrando interesse na leitura do material que a sua empresa divulga.

pop-up de newsletter
Pop-up criada por Marcelo Cezar para o site da A&P Publicidade

Posts relacionados

Se o seu visitante estiver lendo uma das suas postagens sobre determinado assunto é porque aparentemente ele se interessa por suas publicações, certo? Uma boa forma de usar isso a seu favor, é ofertando, ao final da leitura, um outro post que tenha relação com o material que ele já está acompanhando.

Basta configurar a pop-up para que ela apareça apenas para assuntos que tenham relação com o assunto ofertado, desta forma você não vai ser invasivo, pois se trata de algo que o usuário se interessa. Isso aumentará as suas chances de conversão.

pop-up de artigo especial
Pop-up criada por Marcelo Cezar para o site da A&P Publicidade

Promoções e serviços

Se o visitante do seu site está navegando pela página de preços, produtos ou contato, talvez essa seja a hora de ofertar ajuda ou oferecer um desconto.

Nessas páginas, provavelmente os usuários estão buscando entender como o seu negócio funciona, ou até mesmo como você pode ajudá-lo, e cabe a você mostrar tudo isso.

Faça testes, experimente outras formas de contato e/ou desconto e torne a sua oferta de pop-up eficiente.

Conclusão

Agora é a hora de botar a mão na massa! Faça um planejamento, testes, monitoramento e fique sempre atento aos resultados.

Se você criar as suas pop-ups seguindo as dicas que eu trouxe neste texto, além de usar o bom senso, tenho certeza que conseguirá receber um feedback positivo dos seus clientes, melhorando não só as conversões mas também a experiência dos seus clientes online.

Leave a Comment

12 − sete =