Entenda por que não procurar seu próprio anúncio no Google

Entenda por que não procurar seu próprio anúncio no Google

No texto de hoje quero falar de algo que sempre me perguntam: “Meu anúncio no Google Ads está realmente aparecendo?”

Essa é uma dúvida extremamente comum. A maioria das pessoas que buscam melhorar as suas vendas online e anunciam no Google ficam com uma pulga atrás da orelha. O problema começa quando a pessoa resolve tirar essa dúvida utilizando a própria página de pesquisa para tirar a prova.

O problema em pesquisar seu próprio anúncio

Vou começar a explicar o tamanho desse problema utilizando o próprio Google como fonte. Então, não é o Marcelo quem diz, e sim a própria ferramenta:

“Ao fazer pesquisas que o acionam, você acumula impressões sem cliques, o que pode reduzir a taxa de cliques e impedir que o anúncio seja exibido com a frequência esperada.”

Vou deixar o link para essa observação do Google aqui, assim você mesmo pode ver o quão problemático é pesquisar seu próprio anúncio.

Isso é prejudicial pois diminui a qualidade do anúncio. O ranking de palavras chaves no Google Ads, além de funcionar por verba, posiciona melhor contas com um anúncio que possuem um CTR melhor.

CTR nada mais é que um indicador de frequência: quanto mais pessoas visualizarem os anúncio e clicarem, melhor. Quanto menos cliques um anúncio recebe quando visualizado, menor a relevância e, consequentemente, ele é jogado para baixo no ranking.

Além desse ponto apresentado pelo Google, quando você pesquisa diversas e diversas vezes e não clica (até porque, se você clicar, estará gastando sua própria verba), o Google entende que o anúncio não é interessante para você e deixa de exibi-lo Isso acontece pois a ferramenta tenta buscar os melhores resultados para você baseado no que você consome na internet.

Qual é a solução?

Para ver qual a posição do seu anúncio e conferir se ele está ou não funcionando, você deve utilizar a Ferramenta de Diagnóstico e Visualização de Anúncios.

Ela mostra exatamente os mesmos resultados que a pesquisa do Google, mas de forma segura, sem prejudicar o seu CTR. Veja abaixo:

Outra forma de acessar é direto em sua conta do Ads. Na barra superior, clicar em “ferramentas” e então em “Diagnósticos e visualização de anúncios”, conforme a imagem abaixo:

Na tela de diagnósticos você pode pesquisar se determinada palavra-chave está aparecendo ou não, além de conferir especificamente por cidade, idioma, dispositivo e público-alvo. Bem melhor que pesquisar manualmente, não acha?

Conclusão

Pelo bem do seu dinheirinho, jamais procure o seu anúncio no Google. O único prejudicado é você e a sua conta. Utilize a ferramenta que indiquei e descubra especificamente onde e como seu anúncio está ou não aparecendo.

Além disso, com a ferramenta do Google, você recebe o motivo de determinado anúncio não estar aparecendo, o que facilitará o seu trabalho.

Quer começar a anunciar na rede do Google e não sabe por onde começar? Fale comigo, eu posso te ajudar.

Texto produzido originalmente para o blog da A&P Publicidade.

Leave a Comment

14 + quinze =